Justificativa:
Aproximadamente 15% (quinze por cento) da população de Sorocaba têm algum tipo de deficiência, sendo que apenas um centro esportivo oferece atividades específicas para o referido grupo, o CIEL, ainda assim, de forma bastante restrita.
Determinar a obrigatoriedade da elaboração e realização de atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiência em todos os Centros Esportivos de Sorocaba, haja vista que a ausência destes denota a absoluta falta de uma política pública e da exclusão social praticada em uma cidade com mais de 600 (seiscentos) mil habitantes, vai contra a nossa prioridade, dos Poderes Legislativo e Executivo que é buscar, sempre, a inclusão social.
Lembrando que temos Leis específicas para a reserva de vagas em concursos públicos, vagas em estacionamentos, etc., porém, não oferecemos oportunidade para que pessoas com deficiência possam praticar esportes, e que tal fato caracteriza a verdadeira injustiça em uma cidade que tem orgulho de ser saudável e educadora.
Considerando que a implantação de modalidades esportivas para essas pessoas é perfeitamente possível, haja vista que possuímos profissionais qualificados e espaços já adaptados para tal.
Vale ressaltar que infelizmente, nem as competições municipais (principalmente os jogos escolares) são adaptadas para as pessoas com deficiência, como se não existissem ou se não precisassem de atenção, o que precisa ser imediatamente mudado.